quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Homenagem a Galileu Augusto Alves

Associação Espírita A Caminho da Luz – 44 anos
Um pouco de nossa História
Homenagem a Galileu Augusto Alves


Não se pode falar na história da nossa Associação Espírita A Caminho da Luz, sem falarmos sobre seu primeiro presidente - Galileu Augusto Alves.
Nascido em Poços de Caldas, de família espírita, Galileu sempre foi participante em nosso movimento, tendo colaborado na fundação de grupos espíritas nas diversas cidades onde viveu.
Em uma de suas visitas ao seu irmão Fernando, que trabalhava em Ituiutaba, Galileu conheceu aquela que seria sua companheira e colaboradora de todas as horas - Vanira - com quem se casou, estabelecendo residência inicialmente em Poços de Caldas. Algum tempo depois, iniciaram uma série de mudanças, na condição de funcionário do Banco do Brasil, tendo vivido em Uberlândia, Pirassununga, Belo Horizonte e Carlos Chagas, no norte de Minas Gerais. Ali também Galileu iniciou o movimento espírita local, a partir de um Culto do Evangelho no Lar. Nesta época, surgem as primeiras comunicações dos amigos espirituais, que falavam sobre a tarefa que estava por vir - a Casa da Mãe Pobre.
O clima quente, que começava a provocar problemas de saúde para a família, foi a circunstância que os impulsionou para uma nova mudança. Foram ao Rio, na expectativa de conseguir uma transferência, junto à direção do Banco. Chegando lá, o inspetor que os atendeu apontou no mapa uma cidade - Cássia, para a qual havia a possibilidade de transferência imediata. Apesar de não conhecer a cidade, a resposta não foi difícil, pois uma força maior indicava que seria lá o local onde suas tarefas deveriam continuar. Aceitou imediatamente e a família então veio para Cássia, no sudoeste de Minas.
Logo que se estabeleceram na cidade, as atividades na doutrina espírita tiveram prosseguimento - em uma reunião nascida de um culto do evangelho no lar, com a adesão dos companheiros que foram surgindo, dentre eles Marita Benedetti e o Sr. Natan Teodoro de Souza, que ofereceu sua casa, à Pça. JK para o funcionamento das atividades do grupo, tendo sido realizada neste local a reunião de fundação do Centro Espírita A Caminho da Luz.
Neste primeiro momento, surgia também Abadia Faleiros, que vinha se juntar a Galileu como sustentáculo da obra que estava por iniciar. Em uma visita a Chico Xavier, juntamente com seu esposo Lauro, Abadia ouviu dele o seguinte conselho: procure o Galileu, que se mudou recentemente para Cássia, e comecem a trabalhar.
O grupo recém formado, pouco tempo depois, já funcionava em nova sede, alugada à Rua da Liberdade, ampliando sua atuação. Surge então a proposta de se construir a sede própria do Centro, onde funcionaria seu departamento assistencial - a Casa da Mãe Pobre. Para isso, receberam a doação de um terreno, com a condição, porém de iniciarem as obras no prazo máximo de l ano.
A pedra fundamental foi lançada num domingo, dia das mães. A obra era de vulto, e exigiu grandes sacrifícios. À frente da obra, seguiam com determinação os dois casais - Galileu e Vanira e Abadia e Lauro. Campanhas, doações, buscando o apoio da comunidade local e cidades vizinhas. De Franca, dois grandes colaboradores surgiram - Sr. Íris Trajano e Eugênio Cassis.  O salão de reuniões foi concluído, com uma cozinha ao fundo do terreno, onde se servia a sopa.
O passo seguinte foi a fundação de uma escola, para atendimento às crianças do bairro. Ampliado o prédio, as salas foram cedidas gratuitamente ao governo do estado, surgindo a escola estadual Allan Kardec, que funcionou ali por muitos anos.
As atividades sempre crescendo, o grupo se fortalecia no trabalho, contando sempre com o amparo da providência Divina. Lúcio, mentor espiritual do grupo, estava sempre presente, com sua orientação segura.
Muitos foram os testemunhos, em várias situações. Em uma das oportunidades, os recursos para a manutenção da sopa haviam se esgotado. Os mantimentos estavam no fim, e ninguém sabia se seria possível oferecer no próximo dia o alimento tão necessário à população carente. Lúcio, o benfeitor amigo, respondeu às inquietações do grupo, fazendo um apelo para que não deixassem de ter fé.
Pois no dia seguinte, chega um aviso no Banco para o Galileu: um caminhão do exército estava parado diante da Casa da Mãe Pobre, e o oficial pedia a presença do responsável pela instituição. A situação não deixou de causar certa apreensão, pois naquela época, início dos anos 70, em pleno regime militar, a presença do exército era sempre vista com certa cautela. Mas Galileu foi até eles, e para sua surpresa soube que o caminhão estava carregado de mantimentos, que seriam doados à Casa. Tocados por forte emoção, todos perceberam que o amparo não falta a todos os que se dedicam ao trabalho do bem.
Em Março de 1976, tendo se aposentado, Galileu retornou a Poços de Caldas, continuando a participar do movimentos espírita, tendo vivido naquela cidade até seu desencarne, em outubro de l991.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Conhecendo a nossa Casa

Na ultima segunda feira, dia 13/12, tivemos uma noite bem especial em nossa Casa. Encerrando as comemorações do aniversário de fundação da Associação Espírita A Caminho da Luz, tivemos uma Palestra Interativa – Conhecendo a Nossa Casa. 
O público presente foi dividido em 05 grupos, que percorreram  05 salas  da nossa querida Casa da Mãe Pobre, onde em cada uma delas havia alguém para fazer uma breve explanação sobre os departamentos da Casa e suas atividades.
Dessa forma, todos puderam conhecer um pouco sobre cada setor, suas atividades e os responsáveis pelas tarefas.
Ao término de tudo, todos se reuniram no Refeitório,onde houve o encerramento com musica e prece,  vibrando pela Casa e seus trabalhadores. E finalmente foi servido a todos  sorvete e Milk-shake. 
A alegria de todos, o espírito de fraternidade, foram marcantes. Muitos comentaram que desconheciam a amplitude dos trabalhos desenvolvidos, e quantas oportunidades existem para quem desejar estudar e trabalhar em beneficio do próximo, e quanto amparo a Casa oferece a todos que necessitam.
Nos próximos boletins faremos um resumo de cada Setor e suas atividades.
Aqueles que não compareceram e que quiserem conhecer melhor a Casa, e ter informações sobre suas atividades, podem procurar os responsáveis de cada reunião.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Espiritismo e Imortalidade


No próximo dia 02 de Novembro,  dia de Finados, nossa Casa mais uma vez irá fazer uma distribuição de Mensagens no Cemitério de Cássia, visando levar a Mensagem Consoladora da Doutrina Espírita às pessoas que por ali passarem.
O Temor da Morte e a Dor pela separação dos entes queridos estão entre  as maiores dores do Ser Humano na Terra. E a Mensagem de Fé na Imortalidade da Alma, é uma das maiores bênçãos que a Doutrina Espírita, em seu papel de Consolador Prometido por Jesus pode trazer à Humanidade.
Quem quiser participar como voluntário deste trabalho, pode dar seu nome na Reunião desta Segunda Feira, ou nos passar um e-mail. Este grupo irá ficar nas entradas do Cemitério de Cássia, na parte da manhã, entregando folhetos impressos com uma mensagem espírita sobre a Imortalidade da Alma.
Culto do Evangelho
E como temos feito também ao longo dos últimos anos, no final da tarde do dia de Finados realizamos o Culto Espírita no Cemitério de Cássia.
Será no dia 02 de Novembro, às 17:00h,  na entrada secundária do Cemitério, que fica na Rua João Reis. Trata-se de momento muito importante, em que nos reunimos para uma prece, e uma pequena palestra sobre como a Doutrina Espírita encara a questão da morte. A presença de todos ajuda a reforçar esta mensagem.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Zilda Marcomini - Pintura Mediúnica em Cássia

Pintura Mediúnica e Tratamento Espiritual
A Associação Espírita A Caminho da Luz irá receber no mês de Novembro a visita da médium Zilda de Sousa Marcomini, da cidade de São Sebastião do Paraíso.
Zilda já esteve outras vezes em nossa Casa, e é muito conhecida em nosso grupo, pelo trabalho que realiza, de Pintura Mediúnica e Tratamento Espiritual.
A pessoa que deseja passar pelo tratamento dá seu nome, e através da mediunidade de Zilda tem um quadro pintado especialmente para ela. Neste quadro são retratados,  através das formas e cores,  aspectos ligados ao campo físico, psíquico e espiritual da pessoa, e funciona também como um tratamento de desobsessão, instrução e terapia através das cores.
Será no dia 22/Novembro, segunda feira, a partir das 19:00 h na Associação Espírita A Caminho da Luz, como parte dos eventos do nosso Mês Espírita, em comemoração aos 44 anos de Fundação de nossa Casa.
As 19:00 h terá inicio a entrega dos quadros que foram marcados previamente e a orientação. As 20:00 h terá início a Pintura, simultaneamente à palestra do Evangelho, como acontece todas as segundas. Por isso é interessante que todos compareçam, para conhecer o trabalho e participar da palestra.
E no horário do passe terá continuidade a entrega dos quadros e orientação.
As pessoas que desejarem os quadros tem que dar o nome com antecedência, pois uma parte dos quadros ela já trará prontos de São Sebastião do Paraiso, e para os que serão feitos no dia tem um número limitado. Os nomes poderão ser passados via e-mail para aecaminhodaluz@gmail.com  ou nas reuniões de Segunda Feira, para o Sérgio. Os quadros tem um custo, que visa cobrir as despesas com o material, e o restante é doado para as obras assistenciais da Casa da Prece Chico Xavier,  da qual a Zilda faz parte em Paraiso, e também para a Instituição visitada (Casa da Mãe Pobre). Este custo é de R$ 50,00.


Saiba mais sobre o trabalho da Zilda acessando o site.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Programa Roteiro - Rádio Boa Nova em Cássia

Na Segunda Feira dia 18/10/10 a Associação Espírita A Caminho da Luz recebeu a equipe do programa Roteiro, da Rádio Boa Nova, de São Paulo. O programa foi  transmitido ao vivo aqui de Cássia, para todo o Brasil, pela Rede Boa Nova de Rádio e pelas Parabólicas,  e para o mundo, através da Internet..

E logo após o término do programa, o apresentador, Adriano Marques,  fez a palestra da noite.

Foi uma noite muito especial. Durante o programa vários trabalhadores da Casa participaram, e falaram sobre as atividades e a história de nossa Instituição.

A palestra com o Adriano foi muito apreciada por todos.

Quem quiser ouvir o programa, o mesmo se encontra disponível no site da Rádio Boa Nova. Procure ali a página do Programa Roteiro.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Passe segundo a obra de André Luiz

O nosso confrade Pedro Bernardino da Costa, o Pedrinho, fez um interessante trabalho de pesquisa sobre o passe na obra de André Luiz. Este material muito nos ajuda a estudar este tema tão importante. O mesmo foi publicado no site do Instituto de Divulgação Espírita André Luiz - IDEAL André Luiz, e fica abaixo o link, para que todos possam ter acesso a este trabalho, e ter a oportunidade de  aprofundar e rever conceitos sobre o Passe, inclusive aprimorando o trabalho na Casa, e melhor conscientizando os trabalhadores e pacientes para um bom e eficiente uso deste recurso.

E quem desejar trocar idéias ou tirar dúvidas sobre este material, entrem em contato com o Pedro pelo e-mail: pedrobernardinodacosta@yahoo.com.br
Link: O Passe na Obra de André Luiz

domingo, 10 de outubro de 2010

Nossa Casa

Fachada de nossa querida Associação Espírita A Caminho da Luz.

Homenagem à Abadia

Nossa homenagem e gratidão a uma pessoa muito especial - Abadia Monteiro Faleiros, uma das fundadoras de nossa Associação, e sua Presidente por muitos anos, coração amoroso e bom, que muito fez pelo Movimento Espírita em nossa cidade.