Em nossa Casa Espírita possuímos uma reunião pública semanal, às Segundas Feiras, na qual acontece uma palestra com tema Evangélico – Doutrinário, e ao final é oferecido o Passe e a Água Fluidificada.
Em algumas épocas ocorre da freqüência a essa reunião cair, e muitas vezes nos questionamos sobre a razão disso. É muito importante que a direção da Casa possa conhecer a opinião dos seus freqüentadores, buscando aprimorar as atividades realizadas. Fica aberto desde já este canal, para críticas e sugestões sobre as atividades da Casa, e mais especificamente sobre o funcionamento da reunião pública das Segundas Feiras.
Em alguns casos, o que leva o freqüentador a se afastar da reunião pode ser a desmotivação, a idéia de que sua presença não é necessária, tanto do ponto de vista pessoal, pelo que ele pode receber de beneficio, como também por se questionar se sua presença pode ser útil para alguém. Muitos alegam que para serem espíritas não precisam necessariamente freqüentar um grupo. Isso pode ser um fato, mas existem muitas razões a nos convidar a somar forças com nossos companheiros de ideal.
Elaboramos a seguir, pequeno lembrete com 10 motivos para ir à Reunião Pública, para que possamos meditar o quanto nossa presença é importante, tanto para nosso próprio bem, como para todo o grupo!
10 Motivos para comparecer à Reunião Pública da Casa Espírita
1) Renovação de Pensamentos - Pelo contato com a mensagem do Evangelho e da Doutrina Espírita, renovamos nossos pensamentos. A mensagem que chega ao nosso coração tem caráter curativo (nos auxilia na hora em que mais precisamos) e preventivo (a semente abrigada em nosso coração germinará no momento em que mais precisarmos).
2) Renovação Vibratória – O Ambiente da Casa Espírita, por si só, pela teor das vibrações ali emitidas, nos auxilia na renovação de nossas energias.
3) Tratamento pelas terapias do Passe e da Água Fluidificada – Em vários momentos de nossa vida podemos estar com nossas energias em baixa, por motivos diversos, e o passe e água fluidificada auxiliam na recuperação de nosso equilíbrio. Sabemos que não precisamos tomar o passe todas as semanas, e que ele não deve se tornar algo automático ou ritual, mas não devemos esquecer de que este recurso está a disposição sempre que precisarmos.
4) Doação de energia e amor – Muito recebemos na Casa Espírita, mas temos muito também a oferecer. Nossa presença, mesmo que anônima e silenciosa do ponto de vista material, pode ser marcante para o ambiente espiritual da Casa. Quando ali comparecemos com o coração aberto e o desejo do bem, nossas vibrações de amor auxiliam na manutenção do ambiente, e no tratamento dos que mais necessitam.
5) Renovação vibratória de nosso próprio Lar – Quando vamos à Casa Espírita, atuamos como mensageiros de renovação do nosso próprio Lar. Entidades sofredoras que porventura se vinculem ao nosso ambiente doméstico são convidadas a nos acompanhar às reuniões, e ali encontram oportunidade de atendimento e amparo. Ao voltar ao Lar após as reuniões seremos também mensageiros de energias e idéias renovadas, que poderemos compartilhar com nossos familiares.
6) Oportunidade de Trabalho – Como freqüentadores de uma Casa Espírita temos recebido muitas bênçãos, e precisamos pensar em retribuir. Existem muitas tarefas no dia da reunião, para os quais podemos nos voluntariar: recepção aos freqüentadores, distribuição de mensagens, auxilio no passe, na distribuição da água fluidificada, atendimento fraterno, indicação de livros, etc.
7) Fortalecer os Laços de Amizade – Disse Jesus: “ meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem”. Com a freqüência constante estamos sempre em contato com os companheiros de nossa Família Espírita, e assim fortalecemos nossa amizade, nos colocando sempre próximos para nos apoiar nos momentos de necessidade, e compartilhar nossas alegrias.
8) Incentivo aos que iniciam a caminhada na Casa Espírita – Nossa presença incentiva os novos companheiros que chegam agora à Casa. Nossas experiências e testemunhos, bem como nossa acolhida fraterna são fundamentais para que quem chega agora ao movimento espírita se sinta motivado a permanecer.
9) Ficar por dentro das novidades – Em nossas reuniões públicas divulgamos tudo o que acontece na Casa – Novos cursos, atividades, eventos, etc. Quem freqüenta todas as semanas está sempre bem informado.
10) Manter acesa a chama do Ideal Espírita em nossa comunidade - Juntos fortalecemos o movimento espírita. Com nossa presença, demonstramos a força da mensagem espírita, formando um time de irmãos e trabalhadores em prol da Divulgação da mensagem Consoladora da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus!