quarta-feira, 13 de julho de 2011

Companheiro que retorna à Pátria Espiritual

Companheiro que retorna à Pátria Espiritual

Expedito Surmani de Paula ( 22/04/1927 – 02/07/2011)

 
No último dia 02/07, nosso confrade Expedito Surmani retornou à Pátria Espiritual, concluindo sua jornada física como um trabalhador muito querido em nosso Movimento Espírita.
O seu Expedito, como era chamado por todos, nasceu em Passos – MG, e foi criado na localidade de Olhos d´Água, município de Delfinópolis. Viveu ali até se casar com aquela que seria sua companheira por toda a vida, Sra. Natália Ferreira de Paula. Um ano após casados mudam-se para Goiás,  e na década de 1960 fixam residência em Cássia, inicialmente na Zona Rural, e depois na cidade. Em 1966 abriu seu primeiro comércio, tendo atuado também por algum tempo como motorista de Taxi.  Durante muitos anos esteve à frente de um bem montado Bazar, até sua aposentadoria há cerca de 10 anos atrás.
Espírita de longa data, freqüentou um dos grupos pioneiros de nossa cidade, que se reunia na residência do Sr Natan Theodoro de Souza,  grupo esse que depois daria origem à Associação Espírita A Caminho da Luz.  Freqüentou também o grupo do médium Sebastião Rangel, que teve um trabalho de cura de grande repercussão na cidade nos idos de 1960.  Levava sempre sua família às reuniões, tendo inclusive sua esposa sido beneficiada por uma cirurgia espiritual realizada neste grupo.
Após a saída de Sebastião Rangel, seu Expedito, juntamente com os companheiros Alceu Sebastião de Souza (Nenê) e o saudoso Leônidas Caetano, mantiveram o Centro Espírita Maria Dias em funcionamento ininterrupto, sendo membro de sua Diretoria por muitos anos. Ali trabalhava com sua mediunidade e com o atendimento do passe. Era médium de grande sensibilidade, destacando a psicofonia e vidência, tendo seus familiares e amigos muitos relatos de momentos em que ele, usando essa sensibilidade,  atuou no amparo e auxilio do próximo.
O casal Expedito e Natália gerou 04 filhos, três homens e uma mulher, sendo que um deles veio a desencarnar ainda jovem, aos 23 anos, no ano de 1975. Os demais filhos vivem aqui em Cássia, bem como Dona Natália, que hoje conta 81 anos de idade.
Nos últimos anos seu Expedito se juntou a equipe que trabalha no Núcleo Assistencial Abadia Faleiros, no bairro São José (Cohab), sendo um companheiro assíduo naquela Casa, trabalhando com o Passe. Mas sempre que podia estava nas demais casas – Maria Dias e A Caminho da Luz.
Seu jeito sempre calmo e afável, sua simpatia, os exemplos que deu na sociedade e em família, os filhos que criou e tão bem encaminhou na vida, seu trabalho na Seara Espírita, nos permitem dizer que este irmão cumpriu muito bem sua tarefa nessa jornada terrena que acaba de se encerrar.
E estamos certos que a equipe espiritual que ampara nossa Comunidade o acolheu com muito amor!
Que Jesus o abençoe, e também a seus familiares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário